Motivos de compra de produtos de marca própria: estudo com consumidores de Curitiba — PR

Autores

  • Barbara Regina Lopes Costa Universidad de la Empresa
  • Dennys Robson Girardi Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Gisele Borges Silva Cândido FAE Centro Universitário
  • Michelle Vecchietti Camargo FAE Centro Universitário

Palavras-chave:

Produtos de Marca Própria. Comportamento do Consumidor Curitibano. Marketing de Varejo. Redes Supermercadistas. Fatores de Decisão de Compra

Resumo

O presente estudo apresenta uma visão geral dos produtos de marca própria, considerando o histórico, os fatores que impulsionaram seu crescimento comercial, os motivos de decisão de compra e o comportamento de consumidores desses produtos. O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mensurar os padrões de atratividade dos produtos com marca própria no ramo alimentício das redes supermercadistas para os consumidores curitibanos. Para essa avaliação descritiva, foi realizado um levantamento de campo, por meio da aplicação de questionários quantitativos, a uma amostra representativa, averiguando alguns comportamentos desse público consumidor. Entre esses indicadores, a pesquisa relevou que a grande maioria dos consumidores de Curitiba-PR conhece os produtos de marca própria, entretanto, um dos principais motivos que os levam a não consumir tais produtos é a falta de conhecimento sobre a sua procedência. Por outro lado, aqueles que os adquirem tendem a justificar a inclinação ao consumo de congêneres com base n  preço mais acessível em relação aos produtos de marcas reconhecidas e se declaram satisfeitos com os produtos de marca própria das redes supermercadistas. Verificou-se, ainda, que as marcas próprias são mais facilmente identificadas pelos consumidores quando carregam consigo o nome da rede supermercadista.

Biografia do Autor

Barbara Regina Lopes Costa, Universidad de la Empresa

Doutoranda em Administração pela Universidad de la Empresa (UDE) _ Uruguai.

Dennys Robson Girardi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná .

Gisele Borges Silva Cândido, FAE Centro Universitário

Pós-Graduada em desenvolvimento gerencial pela FAE Centro Universitário.

Michelle Vecchietti Camargo, FAE Centro Universitário

Pós-Graduada em Gestão em Mercado Financeiro pela FAE Centro Universitário.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

Costa, B. R. L., Girardi, D. R., Cândido, G. B. S., & Camargo, M. V. (2016). Motivos de compra de produtos de marca própria: estudo com consumidores de Curitiba — PR. Revista Da FAE, 16(1), 60–67. Recuperado de https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/125

Edição

Seção

Artigos