O consumo ecológico dos universitários: uma análise de clusters
Palavras-chave:
Consumo Ecológico. Universitários. Análise de ClustersResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma categorização dos principais grupos que caracterizam o consumo ecológico entre estudantes universitários utilizando a análise de clusters (agrupamentos). Para a realização dessa análise, utilizou-se o software SPSS 16.0. Como base de dados, foram utilizados os dados inicialmente coletados por Brandalise (2008) como parte de sua tese de doutorado, que consiste em uma população de 575 concluintes de graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sendo a amostra definida em 224 estudantes dos 15 cursos do campus de Cascavel, em 2006. A conclusão da análise aponta a existência de três principais grupos, os quais, pelas características que apresentam em relação ao consumo consciente, foram denominados Consumidores Não Conscientes, Consumidores Conscientes e Consumidores Econômicos Pouco Conscientes. Verificou-se que o último grupo indica um perfil diferente dos tradicionais, em que os consumidores se preocupam com as questões ambientais especialmente quan trazem economia de recursos próprios.