Orientação para o mercado e inteligência competitiva: analogia teórica entre os construtos teóricos e operacionalização

Autores

  • Claudio Alberto de Moraes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Guilherme de Farias Shiraishi Universidade de São Paulo
  • Karen Perrotta Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luciano Augusto Toledo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Orientação para Mercado, Inteligência Competitiva, Operacionalização

Resumo

O presente artigo é uma exposição descritiva de alguns aspectos correlatos entre a Orientação para o Mercado e a Inteligência Competitiva. O trabalho foi estruturado sob a modalidade de ensaio5 e compõe-se de uma revisão do referencial teórico, mediante análise conceitual crítica de alguns aspectos pertinentes ao tema central. Finalmente, destaca-se que o mercado é desafiador, pois envolve a gestão de competências nos âmbitos tecnológico, mercadológico e gerencial. A partir do exame da literatura, conceitos e posições apresentadas de diversos autores, podem-se apurar indícios de que as mudanças culturais e comportamentais representam os fatores determinantes para a implantação e manutenção, com eficiência e efetividade, tanto do Sistema de Inteligência Competitiva como de uma Orientação para o Mercado na Empresa.

Palavras-chave: Orientação para Mercado; Inteligência Competitiva; Operacionalização.


Abstract

This article is a descriptive and critical exposition of the peculiarities inherent in Market Orientation and Competitive Intelligence areas. The paper is an assay and consists in a theoretical framework and a critical conceptual analysis. Finally, it is emphasized that the market is challenging, since it involves some skills under the technology, marketing and management areas. From some authors’ point of view it is possible to have some clues. These clues show us that the cultural and behavioral changes can be important to the deployment and maintenance the Competitive Intelligence System as a Market Orientation to Company, as an efficiency and effectiveness way.

Keywords: Market Orientation; Competitive Intelligence; Operationalization.

Biografia do Autor

Claudio Alberto de Moraes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie – CCSA/NEMA.

Guilherme de Farias Shiraishi, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade de São Paulo (USP) – FEA.

Karen Perrotta, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Administração. Professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie – CCSA/NEMA.

Luciano Augusto Toledo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie – CCSA/NEMA.

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Publicado

2017-11-09

Como Citar

Moraes, C. A. de, Shiraishi, G. de F., Perrotta, K., & Toledo, L. A. (2017). Orientação para o mercado e inteligência competitiva: analogia teórica entre os construtos teóricos e operacionalização. Revista Da FAE, 17(2), 216–227. Recuperado de https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/24

Edição

Seção

Artigos