A importância dos atributos de lojas virtuais de roupas e acessórios: uma avaliação centrada no consumidor brasileiro

Autores

  • Dyego de Oliveira Arruda Universidade de São Paulo
  • Edgard Monforte Merlo Universidade de São Paulo
  • Sarah Toniello Tahan Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Varejo On-line, Roupas e Acessórios, Comportamento do Consumidor

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral avaliar a percepção dos consumidores quanto aos atributos considerados importantes no varejo on-line de roupas e acessórios. Em síntese, parte-se da premissa de que as investigações quanto aos atributos valorizados pelos consumidores no comércio eletrônico, como um todo, ainda são bastante incipientes – o que exige esforços de pesquisa para que se lance luz nesta temática. Sendo assim, foram pesquisados 251 indivíduos, usuários frequentes da internet, que compravam ou não roupas e acessórios on-line. Selecionou-se a amostra a partir de técnicas do tipo ‘bola de neve’. Foram encaminhados, de forma eletrônica, questionários estruturados à amostra, com 20 categorias – referenciadas na literatura – para a avaliação dos principais atributos das lojas de varejo on-line. As categorias investigadas foram aglutinadas em fatores, utilizando-se para isso a técnica multivariada de análise fatorial. Em suma, os resultados apontam para a existência de diferenças entre o grupo de compradores e de não compradores de roupas e acessórios pela internet, o que exige esforços organizacionais específicos para se atingir a cada um desses grupos.

Palavras-chave: Varejo On-line; Roupas e Acessórios; Comportamento do Consumidor.

 

Abstract

This article aims to evaluate consumer perception about benefits considered indispensable for online clothing and accessory shopping. In summary, we start from the premise that research regarding customer attributes in e-commerce are in early stages of development. Moreover, more research efforts are required to advance discussions regarding this topic. To this effort, 251 individuals made up of buyers and non-buyers were surveyed.nowball sampling techniques were adopted. Electronicquestionnaires, each with 20 categories were sent for customer evaluation. The categories were clustered, using multivariable fact analysis techniques. In summary, the results point to crucial differences between buyers and non-buyers.Research and specific organizational efforts are required to reach every one of these groups.

Keywords: On-line retail; Clothes and accessories; Consumer behavior.

Biografia do Autor

Dyego de Oliveira Arruda, Universidade de São Paulo

Doutorando em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).

Edgard Monforte Merlo, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade de São Paulo (USP) – FEA-RP.

Sarah Toniello Tahan, Universidade de São Paulo

Administradora pela Universidade de São Paulo (USP) – FEA-RP

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Publicado

2017-11-09

Como Citar

Arruda, D. de O., Merlo, E. M., & Tahan, S. T. (2017). A importância dos atributos de lojas virtuais de roupas e acessórios: uma avaliação centrada no consumidor brasileiro. Revista Da FAE, 17(2), 198–215. Recuperado de https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/25

Edição

Seção

Artigos