Inclusão de pessoas com deficiência nas organizações e impacto no clima organizacional (CO)

Autores

  • Pâmela Stafin Dambrosi Felizardo FAE Centro Universitário
  • Fabiola Stele Ronchi FAE Centro Universitário
  • Graciela Alves Rodrigues Robaina FAE Centro Universitário
  • Emilio Carlos de Castro Paiva FAE Centro Universitário

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência Intelectual. Inclusão. Clima Organizacional. Impacto

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar os fatores que estão presentes no processo de inclusão de pessoas com deficiência (PcD) em uma empresa do ramo industrial na cidade de Curitiba, verificando o impacto da contratação de PcD intelectual no clima organizacional (CO). Nesse contexto, deve-se considerar que a inclusão de PcD no mercado de trabalho é um tema crescente no âmbito de discussão das organizações, tanto em função da regulamentação de leis que tratam da obrigatoriedade de contratação, como também pela de maior valorização da responsabilidade social. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa quantitativa e qualitativa para formulação das análises de pesquisa, o método utilizado nas análises dos resultados foi o estudo de caso. A amostra foi composta por 68 colaboradores e seis gestores/tutores da empresa. Nos resultados, observou-se que a inclusão de PcD intelectual na organização gera ganhos positivos tanto para vida pessoal quanto para a profissional. Como ponto positivo, cita-se o novo olhar das pessoas em relação aos deficientes. Ressalta-se que após algum tempo de convivência acabaram sendo diminuídos os preconceitos que tinham anteriormente (de o PcD ser incapaz de fazer parte da equipe de trabalho, por exemplo). Além disso, constatou-se com os resultados que houve melhora no CO – este se tornou mais descontraído e leve com a presença da PcD, além de este influenciar as pessoas a serem mais compreensivas e pacientes com todos que convivem. Nas considerações finais, recomenda-se, visando melhorar o CO, um programa adequado de treinamento e sensibilização para todo grupo funcional da organização, sobre como conviver com os colegas que são PcD, diminuindo possíveis preconceitos e desconfortos e maximizando, dessa forma, o lado humano e compreensivo quanto à deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Pâmela Stafin Dambrosi Felizardo, FAE Centro Universitário

Cursando Especialização em Gestão de Pessoas pela FAE Centro Universitário. Graduada em Administração pela FAE Centro Universitário.

Fabiola Stele Ronchi, FAE Centro Universitário

Cursando Especialização em Gestão de Pessoas pela FAE Centro Universitário. Graduada em Administração com ênfase em Gestão de Negócios
pelo Centro Universitário Curitiba.

Graciela Alves Rodrigues Robaina, FAE Centro Universitário

Cursando Especialização em Desenvolvimento Gerencial pela FAE Centro Universitário. Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Opet.

Emilio Carlos de Castro Paiva, FAE Centro Universitário

Especialista em Estratégias Empresariais e Sustentabilidade pela FAE Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Felizardo, P. S. D., Ronchi, F. S., Robaina, G. A. R., & Paiva, E. C. de C. (2016). Inclusão de pessoas com deficiência nas organizações e impacto no clima organizacional (CO). Revista Da FAE, 1, 159–176. Recuperado de https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/412

Edição

Seção

Artigos