Ambiente concorrencial das franquias de alimentação do Brasil

Autores

  • Gabriela Ranea Trindade Duarte Universidade Estadual de Maringá
  • Julyerme Matheus Tonin Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Franquia, Índice de Concentração, Alimentação

Resumo

Este estudo analisa as características e a competição no mercado de franquias de alimentação no Brasil. As franquias, como modelo de negócio, proporcionam uma vantagem competitiva associada à reputação da marca, padronização dos processos e transferência de conhecimento. Como trazem em seu bojo o contexto de estratégias competitivas, são analisadas sob a ótica de diferentes vertentes teóricas. No entanto, a concentração de mercado nesse setor tem sido pouco explorada. Com o objetivo de analisar as características do segmento de alimentação que influenciam na competição do mercado, o presente estudo tem como arcabouço metodológico seis diferentes indicadores de concentração, que incluem na análise ponderações para avaliar a presença de conluio, avaliar o peso dos diferentes extratos da análise (pequenas e grandes empresas), entrada de novos concorrentes no mercado, entre outros. Os resultados preliminares indicam que os segmentos de fast food são mais competitivos do que bares, padarias e distribuição. Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão do mercado de franquias de alimentação, identificando as características que influenciam a concentração e a competição. Essas informações são relevantes para empreendedores e profissionais do setor, auxiliando-os no desenvolvimento de estratégias competitivas mais eficazes. Compreender o mercado de franquias de alimentação é fundamental para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios desse setor em constante evolução.

Biografia do Autor

Gabriela Ranea Trindade Duarte, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá.

Julyerme Matheus Tonin, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Econômicas, Departamento de Economia, Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2023-11-13

Como Citar

Duarte, G. R. T., & Tonin, J. M. (2023). Ambiente concorrencial das franquias de alimentação do Brasil. Revista Da FAE, 26(1). Recuperado de https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/788

Edição

Seção

Artigos