Programa de gestão e desempenho no contexto da gestão universitária

Autores

Palavras-chave:

Programa de Gestão e Desempenho, Gestão Universitária, Gestão por Resultados, Universidade Empreendedora

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir teoricamente sobre a concepção do Programa de Gestão e Desempenho, a partir do contexto da gestão universitária. Quanto aos fins, trata-se de um estudo de caráter exploratório. Quanto aos meios, uma pesquisa bibliográfica e documental. A partir da literatura pesquisada, foram abordadas as concepções de desempenho, gestão por resultados e universidade empreendedora. Os resultados do estudo apontam que a pandemia da Covid-19 colaborou para a reformulação e difusão do Programa de Gestão e Desempenho junto às universidades públicas federais. O gradativo avanço da autorização e instituição do Programa pelas universidades públicas federais vem se constituindo e impulsionando o repensar sobre a relação de trabalho
e de gestão das universidades. O Programa é uma possibilidade concreta, mas, para tanto, se fazem necessários estudos e diretrizes debatidas no coletivo de cada Instituição, para sua materialização no processo de interlocução com a sociedade. A formação dos gestores é essencial neste processo, diante desta nova concepção e prática de gestão que vem se configurando, de universidade empreendedora, como uma instituição social, a partir da gestão por resultados. Diante das transformações vivenciadas na sociedade, a universidade precisa se repensar no contexto da prática da gestão, desvelando os desafios e as novas perspectivas que este Programa fomenta, aproximando a universidade da sociedade que vem se configurando, constituindo um novo olhar sobre o trabalho, o trabalhador e o papel da universidade. 

Biografia do Autor

Rúbia Sedemaka Silva Virgilio, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluna regular no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas. Membro do Grupo de Pesquisa A Gestão Universitária no Processo da Formação: um Olhar a Partir da sua Própria Prática (UFSC).

Carla Cristina Dutra Burigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa a Gestão Universitária no Processo da Formação: um Olhar a Partir da sua Própria Prática (UFSC).

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Virgilio, R. S. S., & Burigo, C. C. D. (2023). Programa de gestão e desempenho no contexto da gestão universitária. Revista Da FAE, 26(1). Recuperado de https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/801

Edição

Seção

Artigos