O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, O BOCA-A-BOCA ELETRÔNICO (eBAB) E AS REDES SOCIAIS ONLINE: CONHECIMENTO ATUAL E DIREÇÕES FUTURAS

Autores

  • Carlos Alberto Kalinovski Hoffmann DMAE

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor. Boca a Boca Eletrônico. Redes Sociais On-line

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o estado da arte das relações entre o comportamento do consumidor, o boca a boca eletrônico e as redes sociais on-line. A importância desse tema se dá em função do grande e crescente interesse dos pesquisadores e do mercado acerca da comunicação  entre pessoas em ambiente on-line e dos ambientes de interação em rede. A partir de uma revisão de literatura acerca desses constructos, foram selecionados e analisados três artigos expressivos que focam nessas relações. O primeiro artigo, de Sohn (2009), é intitulado  “Disentangling the effects of social network density on electronic word-of-mouth (eWOM) intention”, o segundo, de Brown, Broderick e Lee (2007), de nome “Word of mouth communication within online communities: conceptualizing the online social network” e o último de título “Online  word-of-mouth (or mouse) an exploration of its antecedents and consequences”, de Sun et al. (2006). Ao final, há uma avaliação crítica do tema, trazendo reflexões e sugerindo novas proposições de pesquisa para acadêmicos e gestores.


Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Boca a Boca Eletrônico. Redes Sociais On-line.

Abstract

The objective of this paper is to present the state of art of the relationship between consumer behavior, electronic word-of-mouth and social networks on-line. The importance of this issue occurs due to the large and growing interest from researchers and market about communication  between people in the on-line environment and the interaction network environments. From a literature review of these constructs were selected and analyzed three articles that focus on these significant relationships. The first article by Sohn (2009) is entitled “Disentangling the  effects of social network density on electronic word-of-mouth (ewom) intention”, the second, by Brown, Broderick and Lee (2007), called “Word of mouth communication within on-line communities: conceptualizing the on-line social network” and the last title is “On-line word-of-mouth (or mouse) an exploration of its antecedents and consequences”, by Sun et al. (2006). At the end, there is a critical evaluation of the subject, bringing new ideas and suggesting new research propositions to academics and managers.


Keywords: Consumer Behavior. Electronic Word-Of-Mouth. On-line Social Networks

Biografia do Autor

Carlos Alberto Kalinovski Hoffmann, DMAE

É pós-graduando lato sensu em MBA em Marketing Político e Organização de Campanha Eleitoral (2015). Também pós-graduado em Gestão de Projetos Sociais pela Barão de Mauá (2015), em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), em História e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Cândido Mendes (2014) e em Política e Sociedade pela Barão de Mauá (2012). Possui graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica (Licenciatura Plena) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007) e graduação em Administração de Empresas com Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). É Mestrando em Administração e Negócios pela PUCRS (trancado) e graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é Gerente de Serviços Compartilhados (GSER)/Administrador no Departamento Municipal de Água e Esgotos - Dmae da na Prefeitura de Porto Alegre - RS, pesquisador em Ciências Sociais, mobilizador social no Nossa Eldorado do Sul e coordenador geral da ONG Rede Social Mãos Amigas. É titulado Empreendedor Cívico da turma de 2013 da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Atuou como pesquisador do Grupo EDUCOM AFRO da PUCRS e INSAPECA do Dom Bosco. Já atuou como Coordenador de Tecnologias Sociais da Província Marista do RS, como professor na faculdade FUNDASUL/FACCCA (titular das cadeiras de Administração Pública e OSM) e em Administração de Empresas e Informática em diversas escolas técnicas e profissionalizantes. Também atuou como diretor de políticas educacionais da Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática, onde ajudou a criar e operar o Curso Técnico em Desenvolvimento de Software em escolas estaduais e municipais, dentre outros. Tem experiência na área de Pedagogia, Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Ciência Política, Etnia, Filosofia e Teologia Africana, Assistência Social, Cinema e Economia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência política, redes sociais digitais, inclusão social e digital, empreendedorismo, gestão, cultura, artistas de rua e afrocentricidade.

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Publicado

2017-08-15

Como Citar

Kalinovski Hoffmann, C. A. (2017). O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, O BOCA-A-BOCA ELETRÔNICO (eBAB) E AS REDES SOCIAIS ONLINE: CONHECIMENTO ATUAL E DIREÇÕES FUTURAS. Revista Da FAE, 20(1), 27–41. Recuperado de https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/81

Edição

Seção

Artigos