A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO DESEMPENHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Motivação, Desempenho, Docentes, Escola Pública, Administração Pública

Resumo

Este estudo examina a influência da motivação no desempenho dos professores em escolas públicas. A pesquisa, conduzida por meio de revisão bibliográfica e aplicação de questionários, revelou que os principais fatores motivacionais para os docentes incluem boa remuneração, valorização profissional, reconhecimento, boas condições de trabalho e apoio da gestão. Embora os professores se sintam realizados e satisfeitos com a profissão, há uma demanda por melhores condições de trabalho e maior apoio da administração. Esses resultados destacam a necessidade de aprimorar o ambiente educacional para otimizar o desempenho dos professores. A compreensão das motivações e as necessidades dos docentes oferece subsídios valiosos para gestores públicos e outros interessados na qualidade da educação pública, permitindo a implementação de medidas estratégicas que favoreçam o desenvolvimento profissional e, por conseguinte, o aprimoramento do ensino. 

Biografia do Autor

Fernanda Gonçalves de Souza, Faculdade CNEC Unaí

Academica do Curso de Administração da Faculdade CNEC Unaí

Gevair Campos, Faculdade CNEC Unaí

Mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília (UnB)

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

Souza, F. G. de, & Campos, G. (2025). A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO DESEMPENHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA. Revista Da FAE, 28. Recuperado de https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/845

Edição

Seção

Artigos