A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO DESEMPENHO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
Motivação, Desempenho, Docentes, Escola Pública, Administração PúblicaResumo
Este estudo examina a influência da motivação no desempenho dos professores em escolas públicas. A pesquisa, conduzida por meio de revisão bibliográfica e aplicação de questionários, revelou que os principais fatores motivacionais para os docentes incluem boa remuneração, valorização profissional, reconhecimento, boas condições de trabalho e apoio da gestão. Embora os professores se sintam realizados e satisfeitos com a profissão, há uma demanda por melhores condições de trabalho e maior apoio da administração. Esses resultados destacam a necessidade de aprimorar o ambiente educacional para otimizar o desempenho dos professores. A compreensão das motivações e as necessidades dos docentes oferece subsídios valiosos para gestores públicos e outros interessados na qualidade da educação pública, permitindo a implementação de medidas estratégicas que favoreçam o desenvolvimento profissional e, por conseguinte, o aprimoramento do ensino.