ANÁLISE HISTÓRICA DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Palavras-chave:
Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs), Autoavaliação Institucional, Instituição Federal de Ensino SuperiorResumo
Este artigo analisa a evolução histórica dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordando suas principais transformações, diretrizes estratégicas e impactos na gestão universitária, no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Por meio de uma revisão documental dos PDIs implementados ao longo das últimas décadas, o estudo investiga como esses planos influenciaram o planejamento institucional, o desenvolvimento acadêmico, a infraestrutura e a governança da universidade. A pesquisa também discute a relação entre os PDIs e o processo de autoavaliação institucional, destacando como essa dinâmica de retroalimentação possibilita ajustes e aprimoramentos contínuos nas metas e estratégias ao longo do tempo. Além disso, são comprovadas as mudanças contextuais que motivaram esses ajustes, oferecendo uma visão abrangente sobre a relevância dos PDIs e da autoavaliação no fortalecimento da UFSC e de outras IFES como instituições de ensino superior público.