Difusão de demanda por recursos de fomento a empresas: uma aplicação do modelo de Bass

Autores/as

  • Alex da Silva Alves Universidade Federal Fluminense
  • José Antônio Pimenta-Bueno Stanford University
  • Thaisa de Freitas Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Modelo de Bass. Modelo de Satoh. Previsão de Demanda. Difusão de Inovação em Empresas

Resumen

Experiências adquiridas do estudo de inovações mostram que a difusão de um novo conceito ou método no mercado pode ser, aproximadamente, caracterizada pela fórmula de Bass, a qual descreve o processo de adoção de uma novidade como uma interação entre usuários e potenciais usuários. Neste trabalho, aplica- -se o modelo de difusão elaborado por Frank Bass no estudo da previsão de demanda e do comportamento de adoção de um programa público de fomento à inovação em empresas brasileiras. A maior dificuldade em estimar os coeficientes do modelo de Bass é superada por meio da adoção da metodologia trazida por Daisuke Satoh e de dados provenientes da Pintec, os quais permitem uma análise do cenário de adoção do programa até 2015, assim como a antecipação de soluções estratégicas que, a partir da análise elaborada neste trabalho, julgam- -se necessárias para a sua continuidade. A análise realizada é trazida tanto numa perspectiva nacional do programa de fomento quanto por região geográfica.

Biografía del autor/a

Alex da Silva Alves, Universidade Federal Fluminense

Doutor pela Università di Milano-Bicocca. Professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF) — Campus de Rio das Ostras (RJ). Professor dos cursos de Pós-graduação
Lato Sensu do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC) da UFF e do Programa de Mestrado em Sistemas de Gestão do Departamento de Engenharia de Produção da UFF.

José Antônio Pimenta-Bueno, Stanford University

Mestre em Industrial Engineering e em Engineering-Economic Systems pela Stanford University. Professor do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio.

Thaisa de Freitas, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF) — Campus de Rio das Ostras (RJ).

Publicado

2016-09-02

Cómo citar

Alves, A. da S., Pimenta-Bueno, J. A., & Freitas, T. de. (2016). Difusão de demanda por recursos de fomento a empresas: uma aplicação do modelo de Bass. Revista Da FAE, 16(1), 104–125. Recuperado a partir de https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/128

Número

Sección

Artigos