Universidade e desenvolvimento local: o caso do aglomerado produtivo de base artesanal

Autores/as

  • Gustavo Melo Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jânio Caetano de Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bezamat de Souza Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Desenvolvimento local. Universidade, Empreendedorismo. Produção Artesanal. Interação

Resumen

Este artigo propõe reflexões sobre a interação entre universidade e sociedade em prol do desenvolvimento local, especificamente a partir de empreendimentos de base artesanal (EBA) que não fogem à lógica de mercado e coexistem em espaços dinâmicos e interativos, inclusive entre a universidade e a economia na busca constante de eficiência econômica e eficácia coletiva. Os EBA’s também têm de se adaptar e inovar em ambientes dinâmicos e competitivos do mercado globalizado. Essa produção é uma alternativa para ocupação e inserção da força de trabalho humano na sociedade moderna. A realidade do segmento de base artesanal e tradicional analisada neste artigo está localizado geograficamente na microrregião de São João del-Rei do estado de Minas Gerais, sendo que nosso foco de análise é a interação dos EBA’s com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Para a compreensão da realidade da interação da Universidade com a rede de EBA’s em prol do desenvolvimento local, o presente artigo utiliza como estratégia   todológica uma perspectiva descritivo-analítica, tendo em vista trazer à tona a descrição das características específicas dessa relação. Nossa conclusão a partir dessa realidade empírica é que a universidade está proporcionando para o desenvolvimento local o aprimoramento de uma estrutura setorial em rede de empreendedores de base artesanal, que viabiliza a certificação dos produtos de base artesanal e proporciona de forma compartilhada a construção social do mercado local.

Biografía del autor/a

Gustavo Melo Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Jânio Caetano de Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Bezamat de Souza Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Publicado

2016-09-13

Cómo citar

Silva, G. M., Abreu, J. C. de, & Neto, B. de S. (2016). Universidade e desenvolvimento local: o caso do aglomerado produtivo de base artesanal. Revista Da FAE, 15(1), 26–41. Recuperado a partir de https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/150

Número

Sección

Artigos